O projeto Pingos de Leitura nasceu
em 2011. Ele foi pensado com carinho e elaborado com todo cuidado para ser
aplicado com os alunos da 2ª série ( hoje 3º ano) do Colégio Nossa Senhora Das
Mercês.
O motivo principal dessa iniciativa foi o fato
de se ter percebido que grande parte
da turma naquela época, tinha dificuldades ou pouco interesse por
leitura.
Assim, o projeto foi elaborado da
seguinte forma:
Todo final de semana os alunos
levavam um livro para ler em casa junto com uma ficha para ser respondida de acordo com o livro lido.
O projeto também tinha uma mascote
e a cada semana um aluno era sorteado para levá-la para casa, para passar o
final de semana e acompanhá - lo durante a leitura.
O projeto funcionou assim o ano todo
de 2011 e foi um sucesso. Em pouco mais de 4 meses os alunos leram em torno de
16 livros.
Algumas atividades foram bem marcantes
durante o projeto:
1-
O intercâmbio de cartas com outras escolas das Irmãs Mercedárias, das
cidades baianas de Salvador e Santo Antônio De Jesus. Os alunos escreveram as
cartas e foram postar na agência de Correios.
Não precisa falar que foi uma experiência
empolgante. Receber as respostas dessas cartas, mais ainda.
2 – A primeira visita à biblioteca
do Sesc. A turma fez essa visita e lá teve o prazer de conhecer o arte-educador
e músico, Marcos Lá Pher Si, que organizou um momento de contação de histórias,
falou sobre a importância da leitura, e encantou a todos tocando, cantando e
fazendo brincadeiras. Foi um momento realmente muito divertido.
No final do ano, o encerramento do
projeto contou novamente com a presença de Marcos Lá Pher Si para animar e os
alunos apresentaram uma bela peça de teatro denominada “ O Menino Que Aprendeu
A Ler”, baseada no livro de Ruth Rocha.
a repercussão o projeto foi tão
boa, que recebemos um convite para uma participação no programa de rádio , “Leitura
Comentada”, comandado também por Marcos Lá Pher Si, que a partir daí se tornou
parceiro do Projeto Pingos De Leitura.
2012
No ano seguinte, em 2012, o projeto
continuou, só que com algumas pequenas modificações, como por exemplo, a mascote.
A primeira era um bonequinho em forma de sol, a quem os alunos deram o nome de
Sony. A segunda, em forma de gota, recebeu o nome de Sparky, apesar de muitos
alunos o chamarem de Pingo.
Vale ressaltar que a escolha do
nome sempre se dava a partir de uma votação, numa simulação de uma eleição de
verdade, com direito a mesários, presidentes, urna de votação e até Título de
Eleitor.
2013 e 2014
Nos dois anos seguintes, 2013 e
2014, o projeto se estendeu a todas as séries do ensino fundamental anos
iniciais, sendo que cada turma deu ao projeto uma extensão. Por exemplo:
- o 1º ano recebeu o título
de “Pingos De Leitura, Saboreando
Histórias”;
- o 2º ano: Pingos De Leitura E O Segredo Da Sacola
Mágica;
- o 3º ano: Pingos De Leitura Conhecendo A Magia De
Ler;
- o 4º ano viajou no mundo da leitura com o seu “Viajando Com Os Livros” e por fim, o 5º ano que estudou a fundo
os “Escritores Brasileiros”. Cada
uma dessas turmas, trabalhou o projeto com suas particularidades, mas no fundo
com a mesma essência, o mesmo objetivo, que é o incentivo à leitura e à
escrita.
Mas em 2013 aconteceu algo
maravilhoso que foi o momento em que o Pingos De Leitura, ultrapassou os muros da escola e foi além, levando o
prazer de ler a quem não tinha
oportunidade pra isso.
Aquela primeira turma ( a que deu
início ao projeto e que agora já estava no 5º ano) foi a escolhida para fazer
uma campanha de arrecadação de livros paradidáticos infantis e
infanto-juvenis, dentro da própria
escola, e doar ao Ponto De Cultura Culturart. Foram mais de 300 livros
arrecadados e que ajudaram a encher as primeiras prateleiras da recém-inaugurada
biblioteca do Ponto de Cultura. Esse momento foi inesquecível.
2015
Em 2015, o Pingos voltou a ser
trabalhado apenas com uma turma, o 5º ano, seguindo os mesmos passos dos anos
anteriores: a leitura do fim de semana e a resolução de atividades após a
leitura de cada livro. A novidade desta vez foi que não houve mais a mascote e sim
o sorteio das atividades. Então, sempre depois da leitura do fim de semana, as
atividades eram sorteadas entre os alunos e iam desde uma simples ilustração,
passando pela pesquisa da biografia do autor, preenchimento de ficha resumo,
compartilhar a história com outra pessoa, ler um trecho da história para a
turma ou simplesmente “saborear” a leitura do livro. Foram várias opções de atividade e a tônica aí era a
expectativa para saber qual atividade cada um ia pegar no sorteio. Foi bem
divertido!
O intercâmbio de cartas voltou a
acontecer, só que agora de duas formas: 1º com a turma do 5º ano da Unidade
Escolar Rosa Teixeira De Castro ( uma escola pública municipal) e depois com a
escritora Mirna Pinsky, autora de um dos paradidáticos que os alunos leram, que
se chama “Carta Errante, Avó Atrapalhada, Menina Aniversariante”. Com
esta mesma escritora, os alunos do 5º ano escreveram uma história em conjunto.
Eles escolheram o tema e as personagens, ela fez o desenvolvimento e
finalização da história. Depois a história foi publicada no site que a escritora mantém na
internet.
Em relação à parte social do
projeto, depois de uma conversa com os alunos do 5º ano do Colégio Nossa
Senhora Das Mercês, ficou decidido que doariam um dos paradidáticos que eles
leram durante o ano e o “Dona Palavra” (
de Ronald Claver) foi o livro escolhido. Este livro é bem significativo
pois trata justamente da história de uma professora que fica marcada na vida de
uma menina, que também se torna professora quando adulta e guarda como
recordação um diário com as anotações de momentos importantes de sua vida em
que a leitura e a escrita estiveram presentes.
Mas, mais importante que isso, foi
esse intercâmbio que as duas turmas do 5º ano fizeram. Uma turma incentivando a
outra a ingressar nessa viagem fantástica que é a leitura. Um grupo de crianças dizendo pra outro grupo
de crianças: “vem participar, vem com a gente, vem ler, que é muito bom”.
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