MAIS HISTÓRIA...

O NOME

O nome “Pingos de Leitura” nasceu do pensamento de que a leitura, pra se gostar,  deve começar aos poucos, devagar, como uma chuva, que primeiro cai em pingos e aos poucos, para depois se tornar forte, torrencial. Isso era necessário para aqueles alunos com os quais o projeto teve início e ainda é necessário para os alunos com os quais o projeto  vem sendo desenvolvido a cada ano.
A leitura tem que vir em “pingos”...pingos de leitura. Esse era o pensamento inicial e esse pensamento se mantém até hoje.









A MADRINHA
Uma madrinha foi escolhida para o projeto. A professora Jucileide Santana sempre foi uma admiradora e incentivadora do Pingos de Leitura e pensou-se inicialmente de que ela fosse madrinha apenas da primeira turma, mas o papel lhe caiu tão bem que foi impossível encontrar uma substituta. Então ela é a madrinha desde 2011, sem data determinada para aposentadoria nesta função.















A LOGOMARCA

A logomarca do projeto sofreu algumas modificações desde a sua criação.


A primeira era uma gotinha azul com um guarda-chuva descendo sobre uma folha escrita com o poema de Antero de Alda, que tem o nome de “Guarda-chuva aberto”.









Em 2014, a gotinha ganhou uma nova roupagem, agora passeando sobre o poema “Viagem”, escrito pela professora Rosamira, a autora do Pingos de Leitura.









Em 2015 uma nova mudança ocorreu em função do amadurecimento do projeto e a busca por ser mais original, ou seja, uma criação exclusiva da autora. A gotinha de antes vai parar dentro de um livro, que também contém o poema “Viagem”, mas rodeado de livros e pontos animados, pequenos “pingos”. 

Tudo bem colorido, bem animado e divertido porque é assim que tem que ser a leitura, gostosa de se ver, de se ler, de se “saborear”.


POEMA "VIAGEM" , de  Rosamira Rodrigues:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SERÁ UM PRAZER RECEBER SEU COMENTÁRIO !!